Rua do outeirinho,78 3420-011 Ázere - TBU

235 413 976 *Chamada para a rede fixa nacional

Associação Cultural Recreativa Defesa e Propaganda de Ázere - ACUREDEPA

Mais tarde, surgiu, a Associação Cultural Recreativa Defesa e Propaganda de Ázere, também designada por “ACUREDEPA”, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com sede na freguesia de Ázere, concelho de Tábua e constituída por pessoas singulares e ou admiradores desta histórica e antiga Vila. Foi fundada em 20/08/1992 e rege-se pelos seus Estatutos.

Esta Associação tinha e tem como objectivos prioritários promover acções de Solidariedade Social nomeadamente desenvolver actividades de protecção à Infância, Juventude, Comunidade e População Activa, aos Idosos, a Deficientes, bem como, secundariamente desenvolver a propaganda e valorização do seu património urbanístico, arqueológico, etnográfico, bem como das suas belezas naturais e ainda actividades desportivas, recreativas e culturais dos seus associados, o convívio social e a cooperação com outros organismos oficiais e particulares e seu âmbito de acção é de nível Nacional a freguesia de Ázere e povoações limítrofes, têm prioridade.

Para a realização dos seus objectivos, esta Associação propôs-se criar e manter:

No aspecto social:
Criar equipamentos ou adaptar os existentes, tendentes ao convívio dos jovens, jardins-de-infância, Creche, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Lar, integração de Deficientes e Crianças em situação de risco.

No aspecto desportivo:
Criar, fomentar, desenvolver o futebol, andebol, basquetebol, voleibol, natação, jogos de mesa, atletismo, pesca desportiva, caça, tiro, etc.

No aspecto recreativo e de lazer:
Criar, fomentar, desenvolver desportos náuticos, motorizados, parque de campismo e de lazer, jogos tradicionais, etc.

No aspecto cultural:
Criar biblioteca, teatro, cinema, escolas de música, defesa e propaganda do património artístico e arqueológico, etnográfico e da preservação do meio ambiente.

Com vista ao desenvolvimento dos seus objectivos e fins que contribuirão para o progresso da Vila, não desvirtuando a feição histórica e artística, promoveria a Associação o aperfeiçoamento cívico, moral e estético dos seus associados, auxiliando os mais necessitados, quer no campo da saúde quer criando zonas de lazer e desenvolvimento cultural e físico e a sua realização far-se-ia:

    Pela acção directa da informação e representação junto dos poderes públicos, autarquias locais ou quaisquer outras entidades.

    Pela propaganda e divulgação em livros, folhetos, jornais, fotografias, exposições, filmes, rádios, etc.

    Pela organização de conferências, sessões, récitas e excursões.

    Pelo auxílio a agrupamentos musicais, coreográficos ou outros que cultivem o folclore local.

Note-se que esta Associação tem hoje um lugar de destaque, quer na Freguesia, no Concelho e mesmo no Distrito, visto ter já em pleno funcionamento as valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e A.T.L.

Tem sido conduzida por um grupo de pessoas, das quais se destaca o Sr. Amílcar Castanheira Luís, actual Presidente da Direcção.

Esta Instituição tem sido ainda benéfica, pelo lugar que tem ocupado na questão do emprego, sobretudo de mulheres, que até agora ocupavam um lugar na sociedade de domésticas, ocupando-se ainda da agricultura, para sua própria subsistência, quadro típico desta aldeia tradicionalmente rural.

Associação cultural Recreativa Defesa e Propaganda de Ázere, possui terrenos no Mondego Sul com a metragem de 170.000 m2, aonde será implantada uma Zona Turística, “ com um hotel de 130 camas, zonas de praia, restauração, bengalôs, piscinas, cortes de ténis, zona para roulottes, zona para tendas, zonas de lazer, restaurante panorâmico, estalagem panorâmica, ancoradouro de barcos de recreio, etc. tudo isto já se encontra aprovada pelas autoridades competentes.

Possui ainda um parque desportivo com 25.000m2 no qual servirá para a prática desportiva.

ACUREDEPA

Rua do outeirinho,78
3420-011 Ázere - TBU

Telf: 235 413 976 *Chamada para a rede fixa nacional

e-mail: acuredepa0@gmail.com

Links Úteis

Siga-nos