Rua do outeirinho,78 3420-011 Ázere - TBU

235 413 976

Associação dos Amigos da ACUREDEPA

Foi criada uma outra Instituição, Associação dos Amigos da Acuredepa e Defesa do Ambiente, é uma Associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, ao abrigo da Lei 35/98 de 18 de Julho, adiante designada por A.A.A.D.A., é uma organização equiparada a O.N.G.A. – Não-governamental, de âmbito local, com sede no lugar e freguesia de Ázere, concelho de Tábua, a sua acção abrange a freguesia de Ázere e restantes freguesias do concelho, podendo mesmo abranger outros concelhos.

A Associação exerce a sua actividade com total independência e autonomia. É uma Associação apartidária, liberta de qualquer tutela económica, religiosa, racial ou de outro tipo.

São objectivos desta Associação:

1) No aspecto ambiental:

    • Investigar, salvaguardar e dar a conhecer o património biofísico, defendendo e promovendo a conservação de valores naturais e culturais;
    • Fomentar e promover actividades de educação cívica, científica e ambiental;
    • Proceder à elaboração de estudos de carácter científico e técnico, pedagógico e didáctico que contribuam para um melhor conhecimento e defesa dos valores do património natural e cultural;
    • Alertar e apoiar os cidadãos nas vertentes técnicas, científica e jurídica em relação às disfunções ambientais;
    • Os estabelecidos na Declaração de Princípios da Associação.

2) No aspecto social:

    • Contribuir para uma melhor humanização da Acuredepa;
    • Servir de elo entre o utente, a família e a comunidade e funcionar como expressão da comunidade dentro da Acuredepa;
    • Contribuir para a melhoria das condições de acolhimento, internamento dos utentes;

  • Tais objectivos com vista ao bem da comunidade serão sempre realizados sob o lema: “Ajudar a participar na Associação deve ser encarado como uma distinção e honra, aberto ao espírito cívico de cada um de nós”.

3) No aspecto recreativo e de lazer:

  • Contribuir para o fomento de práticas recreativas e de lazer. 

4) No aspecto desportivo:

  • Contribuir para o desenvolvimento harmonioso de toda a área desportiva.

5) No aspecto cultural:

  • Contribuir para o desenvolvimento de actividades, teatro, cinema, música, defesa e propaganda do património artístico, etnográfico e arqueológico da nossa região.

Em 1979 foi construído um edifício com estrutura moderna, para aí funcionar a Junta de Freguesia, o Posto médico e os Balneários públicos no largo Pelourinho.

Mais tarde foi ampliado o edifício da Junta de Freguesia, com mais um andar, passando assim a funcionar no rés-do-chão o Jardim-de-infância, onde eram acolhidas todas as crianças da Freguesia de Ázere, evitando assim que fossem deslocadas para Tábua.

Ázere tem duas capelas, e a Igreja Matriz, a Capela da S.ª da Paz localizada na parte do Rossio, capela de St.º António na qual se localiza a Cruz de Malta e também a Igreja Matriz, estas construções são muito antigas.

Nos lugares da Lageosa, Espadanal e Vila Seca, também têm as suas associações.

Na Lageosa, a Associação Cultural, Recreio e Melhoramentos, tem desenvolvido uma acção notável e tem umas boas instalações, com um excelente ringue desportivo, com água canalizada, balneários e bons sanitários. A capela da Nossa senhora da Conceição padroeira da Aldeia.

No Espadanal, a Associação Cultural, Recreio e Melhoramentos, com um belo recinto de festas, e tem igualmente desenvolvido uma notável acção, quer no aspecto cultural, quer no aspecto de melhoramentos e de recreio. A atestá-lo, estão as obras, na Capela da Nossa Senhora da Graça, Padroeira da localidade.

Tem ainda também uma associação de carácter religioso “A Irmandade de Nossa Senhora da Graça”, que em festas e funerais, vestem uma capa branca com cabeção azul, também muito antiga.

Existem no Espadanal duas capelas; Capela da Nossa Senhora da Graça, não se sabendo o ano da sua construção, e a capelinha do Sr. Santo Cristo, construída no ano de 1711.


Vila Seca, também tem a sua Associação, com a sua Casa Convívio, seu ringue desportivo, tem ainda a capela de S. Braz, padroeiro daquela localidade.

ACUREDEPA

Rua do outeirinho,78
3420-011 Ázere - TBU

Telf: 235 413 976

e-mail: acuredepa0@gmail.com

Links Úteis

Siga-nos