Rua do outeirinho,78 3420-011 Ázere - TBU

235 413 976 *Chamada para a rede fixa nacional

Liga dos Amigos da Freguesia de Ázere

A Liga dos Amigos da Freguesia de Ázere, fundada em 15 de Dezembro de 1963, é uma associação regionalista, que se rege pelos seus Estatutos, tendo como finalidade o engrandecimento e progresso de Ázere, tendo já desenvolvido um trabalho notável no que diz respeito a melhoramentos.

A Liga dos Amigos da Freguesia de Ázere tem uma obra notável. Começou logo no primeiro ano da sua fundação, por oferecer aos habitantes mais pobres da Freguesia uma ajuda monetária, e quem presidiu a essa distribuição, foi o pároco da Freguesia, reverendo Padre Arnaldo Vidal da Silva. Já que falamos do Padre Vidal da Silva, devemos dizer que foi um Padre excelente, dinâmico e cheio de iniciativas. Colaborou com muito amor na organização do Cortejo de Oferendas a favor do Hospital de Tábua, encabeçando a comissão da Freguesia, em parceria com o autor destas linhas. Foi com profunda mágoa que se viu partir.

Quando da Páscoa no ano de 1964, organizou uma excursão de Lisboa a Ázere, e distribuiu amêndoas pelas crianças de toda a Freguesia e seus lugares. Duma outra vez, sabendo que havia crianças que frequentavam as Escolas e não tinham possibilidade de adquirir material escolar, a Liga distribuiu pelos alunos de todas as Escolas da Freguesia, sob a presidência dessa notável Professora, que foi a Sr.ª Francelina Lousado Borges Pinto, de saudosa memória, lápis, canetas, aparos, borrachas, cadernos, livros e outro material escolar, aproveitando a circunstância da presença da bondosa e excelsa Professora, para lhe prestar significativa homenagem, com palavras de carinho, pelo Presidente da Direcção, e a oferta de um galhardete e um objecto de arte.

Estas foram as primeiras actividades, mas com o decorrer do tempo, outras seguiram, tais como o alcatroamento da estrada que nos liga à sede do concelho, o calcetamento com paralelos da Antiga Corredoura, para o que foi necessário, com o objectivo de alargar o caminho, rectificar o muro do Adro da Igreja, tendo por isso, pedir o consentimento da Sua Ex.ª o Sr. Bispo de Coimbra, claro que, por intermédio do Padre Arnaldo Vidal da Silva, calcetamento em cubos do Largo do Pelourinho, reforço do caudal de água, mandando abrir mais de 20 metros de mina, reforço da iluminação pública, homenagear os que morreram em defesa do Património Ultramarino, dando o nome de Rua dos Heróis do Ultramar à antiga Corredoura e também em homenagem ao Rei D. Afonso III, que deu o primeiro foral da Vila de Ázere, mandando colocar lápidas toponímicas nos respectivos locais, reparação da estrada da Vila Seca, que liga à estrada principal, reparação da bomba de tirar água no Espadanal, reparação da Rua Principal do Espadanal, construção de um chafariz na Lageosa e da Torre Sineira na sua Capela, levantamento topográfico de toda a Freguesia e muitos outros melhoramentos de que, de momento, não nos recordamos. Depois foi o amealhar dinheiro para a construção da Casa Convívio, cuja construção por ser dispendiosa, tem levado alguns anos a concluir. Mas a verdade é que aquele edifício, que se ergue nos Ervedais, já custou alguns milhares de contos e que o povo de Ázere tem, consoante as suas possibilidades, dado uma larga contribuição. Do Estado, pouco ou nada tem vindo, e da Câmara Municipal de Tábua, teve-se a ajuda nos primeiros melhoramentos, do seu Presidente o Sr. Professor José de Oliveira e Costa, e para a Casa Convívio, do Sr. Presidente Engenheiro Barata Portugal.

ACUREDEPA

Rua do outeirinho,78
3420-011 Ázere - TBU

Telf: 235 413 976 *Chamada para a rede fixa nacional

e-mail: acuredepa0@gmail.com

Links Úteis

Siga-nos